Visa lança rede de pagamentos internacional com aspectos baseados na tecnologia blockchain


A gigante do setor financeiro Visa lançou uma rede de pagamentos internacional com alguns aspectos derivados da tecnologia blockchain, relatou a Cointelegraph no dia 11 de junho.

A rede, chamada “Visa B2B Connect”, foi desenvolvida com o propósito de facilitar pagamentos internacionais feitos por instituições financeiras globais, permitindo transações diretas entre bancos – benefício convertido a negócios e seus usuários.

De acordo com o relatório, a rede já cobre 30 canais de troca no mundo todo e permite pagamentos internacionais mais rápidos e mais baratos, e a expectativa é que ela esteja presente em 90 mercados até o fim de 2019.

A Visa B2B Connect é parcialmente baseada na tecnologia blockchain, contendo elementos da Hyperledger, a tecnologia de registros distribuídos aberta desenvolvida pelo grupo Fundação Linux.

Especificamente, certos aspectos da tecnologia blockchain foram utilizados em razão da capacidade de transmitir mais dados sobre um pagamento do que qualquer outro sistema de pagamento existente, revelou o diretor da Visa Business Solutions Kevin Phalen.

A nova rede é resultado de uma colaboração envolvendo a gigante do ramo tecnológico IBM, a operadora de pagamentos eletrônicos Bottomline Technologies e a fintech FIS. A fim de desenvolver o produto, a Visa começou a trabalhar inicialmente com o software de construção de sistemas com registros criptografados Chain.

Recentemente, a Visa também firmou uma parceria com a fintech operadora do aplicativo de mensagens LINE — LINE Pay Corporation — para desenvolver as novas soluções focadas em blockchain e pagamentos digitais.

No início do ano, a startup do ramo de softwares DataLight publicou um relatório alegando que o Bitcoin tem o potencial para substituir sistemas de pagamentos globais como Visa e Mastercard dentro de 10 anos.

Leia também: Visa quer acelerar startups brasileiras envolvidas com blockchain



Source link

Comments (No)

Leave a Reply