Tecnologia blockchain já é usada em cartões SIM

Tecnologia blockchain já é usada em cartões SIM 1

Criptografia aumenta a segurança dos usuários

O Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês) concedeu à empresa de telecomunicações Verizon a patente para um sistema que usa blockchain na criação de cartões SIM virtuais.

De acordo com a patente, o blockchain do sistema associa um cartão SIM virtual, também chamado de vSIM, a uma conta de usuário específica, ativando o cartão SIM em um dispositivo. Em seguida, o aparelho no qual o cartão vSIM foi ativado envia um sinal de volta ao blockchain, confirmando a operação.

Os cartões SIM virtuais não são novidade – o WorldSIM, por exemplo, oferece cartões vSIM capazes de fazer ligações como se fossem locais. A ideia da Verizon é substituir os tradicionais cartões SIM, que levam plástico em sua composição, por uma ferramenta que faz tudo online, transmitindo a identidade do usuário pela internet ou por ondas de rádio. Dessa forma, o cliente não precisa de um cartão físico, basta fazer login em seu provedor de serviços móveis.

Com o uso da tecnologia blockchain, a Verizon promete o de sempre, como o aumento da segurança e da velocidade. O sistema criptografa os dados do usuário e só permite uma cópia do vSim em um dispositivo por vez.

* Imagem de Pete Linforth por Pixabay
Fonte: Decrypt







What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Santander lança app para pagamentos instantâneos adiantando medida do Banco Central do Brasil 20

Santander lança app para pagamentos instantâneos adiantando medida do Banco Central do Brasil

NASA procura contratar cientista de dados com experiência em criptomoedas e DLT 21

NASA procura contratar cientista de dados com experiência em criptomoedas e DLT