SEC dos EUA rejeita pedido de ETF da Bitwise novamente

SEC dos EUA rejeita pedido de ETF da Bitwise novamente 1

Os mais recentes esforços da gestora de criptoativos Bitwise não foram suficientes para sensibilizar a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês). Nesta quarta-feira, 09 de outubro, a SEC voltou a rejeitar uma proposta de ETF de Bitcoin aberta pela gestora.

A SEC anunciou que a proposta de ETF, apresentada pela Bitwise em conjunto com a NYSE Arca, não atendia aos requisitos legais para impedir a manipulação do mercado ou outras atividades ilícitas com Bitcoin. A SEC colocou o ônus sobre a NYSE Arca, em vez da própria proposta da Bitwise.

“A Comissão está desaprovando essa mudança de regra proposta porque, conforme discutido abaixo, a NYSE Arca não cumpriu sua carga sob o Exchange Act e as Regras de Prática da Comissão para demonstrar que sua proposta é consistente com os requisitos da Seção 6 (b) do Exchange Act (5) e, em particular, a exigência de que as regras de uma bolsa de valores nacional sejam ‘projetadas para evitar atos e práticas fraudulentas e manipuladoras’”, informou a SEC em sua decisão.

Até o momento, a SEC rejeitou todas as propostas de ETF de Bitcoin. Em todas elas, a Comissão citou os riscos de manipulação de mercado e preocupações com atividades fraudulentas como justificativas para as rejeições.

A Bitwise apresentou pela primeira vez a proposta de ETF com a NYSE Arca em janeiro de 2019, dando início à sua iniciativa mais recente de oferecer aos clientes de varejo um produto regulamentado de Bitcoin. Durante meses, a empresa enfrentou uma “corrida de ETF” com a VanEck/SolidX para decidir quem seria a primeira empresa a conseguir a autorização de um ETF.

Porém, ambas tentativas não deram resultado. A Bitwise enfrenta sua segunda rejeição, enquanto a VanEck retirou sua proposta no mês passado.

A Bitwise tentou tranquilizar a SEC de que questões relacionadas à manipulação de mercado e à atividade fraudulenta poderiam ser tratadas, publicando uma série de relatórios sobre o que ele considerava o mercado “real” de Bitcoin e mostrando que a atividade de mercado se correlacionava fortemente com os mercados regulamentados de Futuros de Bitcoin.

Com a rejeição desta quarta-feira, a SEC só tem uma proposta de ETF de Bitcoin atualmente diante dela, apresentada pela Wilshire Phoenix e NYSE Arca. A decisão sobre a proposta foi adiada no final de setembro e o prazo do adiamento ainda está em vigor.

Leia também: SEC adia novamente decisão sobre proposta de ETF da Wilshire Phoenix





What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Startup de comunicação descentralizada New Vector levanta US$ 8,5 milhões em investimento 20

Startup de comunicação descentralizada New Vector levanta US$ 8,5 milhões em investimento

'ETF de Bitcoin não será aprovado enquanto presidente da SEC não mudar', diz Jake Chervinsky 21

‘ETF de Bitcoin não será aprovado enquanto presidente da SEC não mudar’, diz Jake Chervinsky