Receita Federal faz mudança pontual em Instrução Normativa relacionada aos criptoativos

Receita Federal faz mudança pontual em Instrução Normativa relacionada aos criptoativos 1

A Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou mudanças na Instrução Normativa RFB nº 1.899 que trata da obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações realizadas com criptoativos à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

No entanto, as mudanças são pontuais e restritas a aspectos relacionados a forma como as informações precisam ser transmitidas ao regulador. Não há qualquer mudança no aspecto central da norma, ou seja, que exchanges, comerciantes p2p e demais usuários e empresas que trabalham com a negociação de Bitcoin e criptomoedas são obrigados a reportarem mensalmente todas as transações (no caso de plataformas nacionais) de seus usuários.

Segundo a Receita, a obrigação do contribuinte de assinar o conjunto de informações relativas a operações com criptoativos a ser enviado de forma eletrônica mediante o uso de certificado digital válido se restringirá aos casos em que o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da RFB assim exigir. As pessoas físicas poderão, por exemplo, acessar o serviço por meio de acesso, ao invés de precisar de certificado digital.

A prestação de algumas informações relativas aos dados cadastrais foi prorrogada para janeiro de 2020, período em que ocorre a entrega dos dados referentes a dezembro de 2019. A medida viabiliza a realização de diligências pelas exchanges de criptoativos em relação ao grande número de clientes, com o objetivo de obter dados exigidos pela RFB.

De acordo com a norma, em relação aos titulares da operação, devem constar as seguintes informações: nome da pessoa física ou jurídica; endereço; domicílio fiscal e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), conforme o caso, ou o Número de Identificação Fiscal (NIF) no exterior, quando houver, no caso de residentes ou domiciliados no exterior e as demais informações cadastrais.

Leia também: Receita Federal obriga exchanges a informarem todas transações de clientes





What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Cláudio Oliveira, controlador do Grupo Bitcoin Banco, adquire banco digital 20

Cláudio Oliveira, controlador do Grupo Bitcoin Banco, adquire banco digital

Levantamento aponta existência de apenas 0,0018 BTC disponível por pessoa no mundo 21

Levantamento aponta existência de apenas 0,0018 BTC disponível por pessoa no mundo