Por mais transparência em licitações, governo da Bahia lança app que utiliza tecnologia blockchain

Por mais transparência em licitações, governo da Bahia lança app que utiliza tecnologia blockchain 1

Por mais transparência em licitações, governo da Bahia lança app que utiliza tecnologia blockchain 2

O Governo do Estado da Bahia anunciou, em evento no dia 9 de julho, o lançamento de uma aplicação que permitirá que as licitações públicas sejam feitas usando a tecnologia blockchain.

De acordo com comunicado oficial, o app SOL – Solução Online de Licitação, é uma aplicação em blockchain que foi desenvolvido, entre outras coisas, para oferecer mais transparência aos processos de contratações públicas do governo baiano.

Segundo o anúncio, o app também tem como o objetivo “facilitar e agilizar o acesso de associações e cooperativas da agricultura familiar da Bahia a fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país, e possibilitar transparência em suas aquisições”

O Sol foi desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela empresa Caiena Tecnologia e Design, e já está disponível nas lojas de aplicativo da Apple (iOS) e do Google (Android).

“[o Sol] será utilizado por cerca de 1.100 associações e cooperativas da agricultura dos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, no âmbito dos projetos Bahia Produtiva (BA) e Governo Cidadão (RN), financiados a partir de acordo de empréstimos entre os governos estaduais e o Banco Mundial.”

Ainda de acordo com a publicação, “editais, atas e contratos são gerados de maneira automática, a partir dos dados armazenados” e o aplicativo utiliza a tecnologia blockchain para guardar as informações sobre as compras, com código disponível para que outros estados o utilizem.

“Todas as informações sobre as licitações ficam disponíveis e armazenadas em um ambiente digital, tornando o processo seguro e transparente”, diz o comunicado.

Esta não é a primeira ação de órgão público do Brasil que utiliza a blockchain. Recentemente, como mostrou o Cointelegraph, o BNDES decidiu realizar testes com uma stablecoin própria, lastreada em reais. 






What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Entrevista exclusiva com Diego Vellasco, ex-sócio da MyAlice Extreme 19

Entrevista exclusiva com Diego Vellasco, ex-sócio da MyAlice Extreme

Controlador do Grupo Bitcoin Banco anuncia lançamento de banco digital como medida para sair da crise 20

Controlador do Grupo Bitcoin Banco anuncia lançamento de banco digital como medida para sair da crise