MP abre inquérito contra a Dreams Diggers por suposto esquema de pirâmide

MP abre inquérito contra a Dreams Diggers por suposto esquema de pirâmide 1


O Ministério Público, por meio da 5ª Promotoria da Justiça do Consumidor de Salvador (BA), acaba de abrir inquérito civil para investigar a Dreams Digger, empresa que oferece cursos e serviços de arbitragem com criptomoedas, suspeita de ser uma pirâmide financeira.

A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta terça, 11 de junho e, segundo o texto, tem como objetivo “apurar suposta conduta ilegal da empresa DG CURSOS DE TRADER LTDA. (DREAMS DIGGER), a qual, segundo noticiado, efetiva a venda de cursos sobre investimentos, com foco no mercado de criptomoedas, mediante arbitragem e esquema de pirâmide, prometendo ganhos de 10% (dez por cento) ao mês, ludibriando os interessados”.

Com sede na capital baiana, a Dreams Digger atua em duas frentes: em uma, oferece cursos online, ensinando aos clientes o básico sobre criptomoedas, bem como conceitos mais avançados de trading e arbitragem.

Em outra frente, a empresa oferece um robô de arbitragem rodando 24 horas por dia, 7 dias por semana, atuando em diversas exchanges mundo afora. Nas próprias palavras do robô, denominado Next, em vídeo divulgado na plataforma, ele diz o seguinte:

“Minha rentabilidade é variável, de acordo com a cotação do Bitcoin, mas através dos meus algoritmos, consigo sempre boa lucratividade”.

Em suas comunicações via site, bem como em entrevistas do CEO da empresa, Leonardo Araújo, a Dreams Digger também se apresenta como uma empresa que alavanca seus produtos por meio de marketing multinível. Dessa forma, consultores recebem rendimentos maiores, de acordo com a quantidade de novos investidores que conseguem levar para a Dreams Digger.

Embora não esteja no site da companhia, consultores da empresa costumam divulgar que, historicamente, o Next, robô de arbitragem da empresa, rende de 8% a 16% sobre o capital investido.

É o que se verifica em diversos vídeos de consultores no YouTube. Nesta imagem abaixo, por exemplo, vê-se que em uma planilha de simulação de investimentos, o consultor Anderson Barreto traz uma planilha dando esses valores e uma “média de 12%” ao mês.

Simulador usado por consultores da Dreams Digger
Simulador usado por consultores da Dreams Digger

Fase inicial

Como informado no início do texto, a investigação é ainda um inquérito civil público, ou seja, um procedimento investigatório instaurado pelo Ministério Público para descobrir se um direito coletivo foi violado.

Após essa fase, se forem encontradas provas dos possíveis crimes, o MP pode pedir à Justiça a abertura de um processo contra a Dreams Digger.



Source link

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Analista afirma que a Binance Coin prosseguirá conquistando ganhos -CriptoFácil 20

Analista afirma que a Binance Coin prosseguirá conquistando ganhos -CriptoFácil

Cidade chinesa oferece subsídios de aluguel e recompensas em dinheiro para empresas blockchain 21

Cidade chinesa oferece subsídios de aluguel e recompensas em dinheiro para empresas blockchain