Governo do Peru já realizou mais de 47 mil compras públicas usando sistema com blockchain

Governo do Peru já realizou mais de 47 mil compras públicas usando sistema com blockchain 1

Em pouco menos de cinco meses após sua implementação, a Central de Compras Públicas (Peru Compras), que usa a tecnologia blockchain para proporcionar transparência nas compras públicas do governo peruano, já viabilizou mais de 47.152 aquisições por meio da sua plataforma de Catálogos Eletrônicos que atende todo país.

De acordo com a publicação, as mercadorias que mais geraram contratos correspondem aos itens: material de escritório, papel e papelão, com 23.096 pedidos emitidos. Isto seguido por impressoras, consumíveis, peças de reposição e acessórios de escritório, com 13.746 pedidos; computadores de mesa, laptops e scanners com 3.268 contratos; e limpeza de materiais e suprimentos com 2.498 pedidos, entre outros.

A tecnologia blockchain permite que o governo do Peru registre cada pedido de compra e suas respectivas ofertas em uma rede de servidores, também chamados de nós, o que garante que as informações do sistema não tenham sido manipuladas.

Há também um QR code que é adicionado ao pedido para facilitar a leitura e verificação de qualquer smartphone. Ao ler este código, o arquivo PDF original é exibido, o que permite verificar a autenticidade do documento, garantindo segurança e reduzindo qualquer possibilidade de adulteração.

Do total de pedidos de compra registrados no sistema que carrega a tecnologia blockchain, 73% correspondem a fornecedores no interior do país, entre os quais Cusco acumula 10,4%, Arequipa 5%, La Libertad 4,4% e Junín 4,2%. Também estão incluídos Huancavelica com 3,9%, Puno com 3,8%, Apurímac com 3,7%, Ayacucho com 3,5%, Cajamarca com 3,4% e San Martin com 3%.

Leia também: Governo Federal da Argentina firma parceria com a Binance





What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Serviço de Pesquisa do Congresso examina blockchain no setor de energia 20

Serviço de Pesquisa do Congresso examina blockchain no setor de energia

Pedidos da SEC congelam ativos relacionados com uma alegada fraude de US$ 15 milhões de uma ICO 21

Pedidos da SEC congelam ativos relacionados com uma alegada fraude de US$ 15 milhões de uma ICO