Ex-diretor do Bacen diz que a Libra é uma ameaça ao sistema financeiro

Ex-diretor do Bacen diz que a Libra é uma ameaça ao sistema financeiro 1

Para o ex-diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil Aldo Luiz Mendes, Bitcoin e criptomoedas representam uma ameaça ao sistema financeiro devido aos seus principais atributos, anonimato, descentralização e o baixo custo para realizar transações, revelou em entrevista ao jornal Correio Braziliense.

“O anonimato das moedas dessa natureza traz risco reputacional e dificuldades com relação ao programa de prevenção à lavagem de dinheiro. Não há como rastreá-las e elas estão sujeitas a ataques cibernéticos. Além disso, elas têm dificuldade de aceitação, porque é um universo pequeno que negocia com isso. Como reserva de valor, elas são extremamente arriscadas”, disse.

No entanto, segundo o executivo, as criptomoedas podem até vigorar no futuro, mas não se provaram substitutas da moeda convencional por enquanto.

“Basta ver a volatilidade que o Bitcoin tem oferecido, por exemplo. É uma loucura, uma montanha-russa. As criptomoedas enfrentam dificuldade para cumprir papéis tradicionais das moedas físicas. Sem contar que as moedas virtuais têm um defeito no DNA: são anárquicas. Ou seja, não têm nenhum controle central”, destaca.

Mendes destacou o potencial da tecnologia blockchain, mas ressaltou que é preciso cautela, pois ainda existem muitos ajustes a serem feitos:

“Com certeza, a blockchain é a tecnologia que veio para ficar. Mas temos que lembrar que, quando saímos dos processamentos de máquinas de grande porte para a nuvem, isso gerou problemas seríssimos para as empresas. A IBM teve de se reinventar em um espaço de 10 anos. Portanto, a blockchain desafia o que temos hoje em termos de distribuição de tecnologia.”

Sobre a Libra, stablecoin proposta pelo Facebook, Mendes é ainda mais enfático ao dizer que ela impactará o sistema financeiro, sendo uma grande ameaça aos sistemas atuais.

“Também há a particularidade de que ela quer abrir mão de ser uma moeda anárquica. Os idealizadores querem que seja regulada, neste início. Para atrair 1,7 bilhão de pessoas, eles acreditam que é necessário haver regularização. É um projeto ambicioso. Muitos dos usuários do Facebook estão fora do sistema financeiro, pois são pobres e teriam de pagar mais caro pelos serviços. Então, essas pessoas serão trazidas para dentro do Libra. Essa moeda, com certeza, será uma grande ameaça aos métodos financeiros tradicionais”, completa.





What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Props anuncia o primeiro Token em Blockchain aprovado pela SEC e voltado ao consumidor 20

Props anuncia o primeiro Token em Blockchain aprovado pela SEC e voltado ao consumidor

Regulamentação favorável às criptomoedas pode ajudar Brexit do Reino Unido 21

Regulamentação favorável às criptomoedas pode ajudar Brexit do Reino Unido