Departamento do Tesouro dos EUA testa blockchain para rastrear subsídios federais

Departamento do Tesouro dos EUA testa blockchain para rastrear subsídios federais 1

Com o objetivo de rastrear pagamentos de subsídios federais, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, está testando a tecnologia blockchain, conforme reportou o site de notícias The Block, no dia 13 de janeiro de 2020. 

De acordo com o gerente de programa de inovação do Tesouro, Craig Fischer, o setor está concluindo um programa de prova de conceito para uma carta de crédito baseada em blockchain para destinatários. Estas cartas de crédito serão utilizadas para rastrear o fluxo de dinheiro concedido pelas reservas federais aos beneficiários.

De acordo com Fischer, a tokenização ajudará a identificar o beneficiário, o valor e as principais datas da subvenção, como por exemplo quando os subsídios foram concedidos. 

Plataforma não será como rede Bitcoin

O gerente explicou ainda que, para receber essas as cartas de créditos, os beneficiários precisam ter uma carteira eletrônica associada a uma conta bancária. O acesso, no entanto, será limitado, conforme explicou Fischer:

“Esta não é a rede Bitcoin, onde tudo é visível para todos”, afirmou ele.

O programa de testes está sendo desenvolvido pelo Departamento do Tesouro desde setembro de 2019 em parceria com a Universidade de San Diego, com a Universidade Duke e com a Fundação Nacional de Ciência. A expectativa é que o programa seja concluído no final de janeiro, de acordo com o relatório publicado pelo Departamento. 

Blockchain não é novidade

Esta não é a primeira vez que o Departamento do Tesouro dos EUA usa a tecnologia blockchain para otimizar suas operações. Em 2018, a unidade desenvolveu um projeto piloto para criar um protótipo baseado na tecnologia com a finalidade de gerenciar ativos físicos, como por exemplo computadores e telefones celulares.

Leia também: Venezuela bate recorde histórico de transações de Bitcoin na plataforma LocalBitcoins





What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Atlas Quantum anuncia desbloqueio de saques 19

Atlas Quantum anuncia desbloqueio de saques

Conheça as duas vezes em que a rede Bitcoin ficou fora do ar 20

Conheça as duas vezes em que a rede Bitcoin ficou fora do ar