Criptomoedas não ameaçam estabilidade financeira, diz representante do banco central alemão

Criptomoedas não ameaçam estabilidade financeira, diz representante do banco central alemão 1

Burkhard Balz se pronunciou sobre o tema no Parlamento Europeu. Para o representante do banco central alemão, a digitalização veio para ficar

Um representante do Banco Central alemão afirmou que não considera as criptomoedas uma ameaça à estabilidade financeira. Burkhard Balz falou no Parlamento Europeu, em discurso citado pelo Cointelegraph . O pronunciamento também está publicado, no site do Deutsche Bundesbank. Ali está a íntegra da fala do representante do banco central alemão.

Balz é membro da diretoria executiva da entidade e falou sobre transformação digital. Conforme bem sinaliza o Cointelegraph, o discurso do executivo sinaliza que não considera os ativos digitas ameaçadores. No entanto, o executivo também aponta que possíveis lacunas podem ocorrer onde esses produtos financeiros digitais estejam “fora do escopo da autoridade dos reguladores ou onde não há padrões internacionais”.

Para Balz, o que se faz necessário é avaliar a estabilidade técnica e os possíveis impactos desses ativos à economia. A se referir às stablecoins, por exemplo, ele cita a Libra.  Burkhard Balz menciona a presença da moeda virtual do Facebook nas principais manchetes e reforça:

“Qualquer uso mais amplo de novos tipos de cripto-tokens (…) exigiria um exame minucioso. Tenha a certeza de que monitoraremos os riscos potenciais de maneira muito próxima e coordenada, e consideraremos as respostas regulatórias multilaterais, conforme necessário”, afirma.

Tecnologias são um novo rumo

Com relação aos processos de digitalização, o representante do Banco Central alemão aponta uma necessidade de adequação. “Nós também devemos nos tornar mais digitais, para que possamos fazer melhor o nosso trabalho”, afirma Burkhard Balz.

Por isso, na finalização de seu discurso, o executivo das experiências que vem sendo implementadas pelo Deutsche Bundesbank com aplicações, por exemplo, de serviços em nuvem. Por fim, Balz falou sobre como enfrentar alguns dos desafios de regulação e supervisão nesse cenário que, para ele, não tem volta. Nesse sentido, uma boa síntese é trazida pela matéria do Cointelegraph, citando o executivo alemão:

“Não estamos falando de” evolução “, sobre a adaptação do setor bancário aos desejos e necessidades de uma geração digital – estamos falando de uma verdadeira” ruptura “que pode mudar definitivamente o setor financeiro.”

FONTE: COINTELEGRAPH

 


Foto de Daniela Risson



Foto de Daniela Risson


O autor: Daniela Risson

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.








What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

LG publica patente de carteira de criptomoedas para dispositivos móveis 20

LG publica patente de carteira de criptomoedas para dispositivos móveis

Vítimas incendeiam casa de líder de esquema ponzi 21

Vítimas incendeiam casa de líder de esquema ponzi