Confira cinco livros fundamentais para aprender sobre Bitcoin

Confira cinco livros fundamentais para aprender sobre Bitcoin 1

Na era de textos rápidos e vídeos, poucas formas de aprendizado são mais complexas do que um bom livro. Quando bem escrito, um livro traz uma carga importantíssima de conhecimento construído, muitas vezes, ao longo de anos.

Mesmo em assuntos cuja evolução segue acontecendo a nível exponencial, como o caso do Bitcoin, existem livros que servem muito bem para tratar a curta história desse mercado. E hoje, vamos conhecer os cinco livros fundamentais para entender a maior criptomoeda do mercado.

Confira cinco livros fundamentais para aprender sobre Bitcoin 2

Escrito por Andreas Antonopoulos, professor e um dos maiores evangelistas do Bitcoin na atualidade, A Internet do Dinheiro é uma coleção de palestras proferidas pelo autor sobre o Bitcoin e o seu impacto como o dinheiro do mundo digital.

Muito além das questões especulativas sobre Bitcoin e as criptomoedas, o livro fala da história do dinheiro como linguagem e sua evolução, até chegar nos dias de hoje. Segundo Antonopoulos, dizer que bitcoin é apenas uma moeda digital é como dizer que a internet é um telefone chique, que se resume a mandar e-mail. Para ele, Bitcoin é uma forma revolucionária de criar um dinheiro sólido e totalmente livre de quaisquer influências externas.

Se você deseja entender o papel disruptivo que o Bitcoin representa na forma de ver o dinheiro, este livro é uma leitura fundamental.

Para mais informações do livro, clique aqui.

Confira cinco livros fundamentais para aprender sobre Bitcoin 3Se A Internet do Dinheiro é o livro no qual Antonopoulos discute o papel filosófico do Bitcoin, Mastering Bitcoin, seu best seller, mostra como a criptomoeda funciona na prática. Aqui, o professor greco-britânico destrincha todos os aspectos do código criado por Satoshi Nakamoto em um livro bastante denso e indicado para quem tem um conhecimento técnico maior.

Mastering Bitcoin ensina como funcionam as transações de Bitcoin, o que são entradas (inputs) e saídas (output), o funcionamento da blockchain, entre outros aspectos. Se você é programador e deseja conhecer mais a fundo o Bitcoin ou mesmo criar a sua própria criptomoeda, este livro lhe ensinará tudo.

Para mais informações do livro, clique aqui.

Confira cinco livros fundamentais para aprender sobre Bitcoin 4

Escrito por Fernando Ulrich, maior autoridade sobre Bitcoin no Brasil, Bitcoin – A moeda na era digital foi um dos primeiros livros sobre o tema escritos em português. Apesar da obra possuir alguns trechos considerados datados, ela ainda serve como um excelente guia introdutório para quem está começando a estudar sobre o assunto.

O livro trata não apenas do surgimento do Bitcoin e de aspectos técnicos sobre a criptomoeda, mas fala também sobre o seu impacto no sistema financeiro e nas moedas nacionais. Ulrich fala sobre a tecnologia, economia e filosofia do Bitcoin numa linguagem bastante fluida e simples, o que levou o livro a se tornar uma referência sobre o assunto no Brasil.

Se você não entende inglês e busca por um conteúdo nacional de qualidade, comece por aqui.

Para mais informações do livro, clique aqui.

Confira cinco livros fundamentais para aprender sobre Bitcoin 5

Privacidade, fim de intermediários, desafiar o status quo, dar mais liberdade para as pessoas… As mesmas ideias que levaram os cypherpunks à busca por um dinheiro digital – e que culminou no surgimento do Bitcoin – podem ser vista no famoso festival Burning Man, o maior festival de contracultura do mundo.

From Bitcoin to Burning Man and Beyond mostra essa relação através de uma coletânea de diversos artigos. Ao contrário dos livros anteriores, este livro não fala apenas sobre Bitcoin ou economia, mas traz uma série de outros temas: privacidade, identidade digital, autonomia e auto-soberania dos indivíduos e outros. E, naturalmente, o impacto do Bitcoin é discutido na maior parte do livro.

Para mais informações do livro, clique aqui.

Confira cinco livros fundamentais para aprender sobre Bitcoin 6

Não seria um exagero dizer que o economista e professor libanês Dr. Saifedean Ammous criou a melhor obra sobre Bitcoin e economia já escrita até hoje. Mesmo tendo apenas 3 de seus 10 capítulos voltados para o BTC, o livro é um dos mais completos sobre o tema e sempre citado como referência.

Em The Bitcoin Standard, Ammous faz um estudo completo sobre a história do dinheiro, saindo das curiosas pedras de Yap – que, incrivelmente, possuem muito em comum com a blockchain do Bitcoin – até o padrão monetário das moedas fiduciárias no qual vivemos atualmente. O livro mostra como a deterioração da qualidade do dinheiro contribuiu para o aumento de guerras, do poder do estado e para o surgimento de hiperinflações ao longo da história. Por fim, Ammous traz uma ampla visão sobre o BTC e o seu papel como uma potencial correção de todas essas distorções.

Apesar de ser escrito em inglês, o livro possui uma leitura fácil e fluida que torna a leitura de suas quase 300 páginas quase imperceptível. Vale a pela ler inglês e ter acesso a esta obra, cujo valor é maior do que o de muitos cursos de economia.

Para mais informações do livro, clique aqui.

Leia também: Edward Snowden afirma que bloqueio dos EUA ao seu livro beneficia o Bitcoin





What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Empresas de mineração de Bitcoin se fundem para construir a maior fazenda de mineração do mundo em 2020 23

Empresas de mineração de Bitcoin se fundem para construir a maior fazenda de mineração do mundo em 2020

Novo vazamento da Atlas expõe dados de clientes e documentos de funcionários 24

Novo vazamento da Atlas expõe dados de clientes e documentos de funcionários