Banco Plural encerra conta da Atlas Quantum


O Banco Plural encerrará, sem motivo aparente, a conta da empresa brasileira de Bitcoin e criptomoedas Atlas Quantum. A ação não foi confirmada pelo banco, mas foi confirmada pela Atlas, que garantiu que o encerramento da conta não afeta as operações da empresa pois ela não usava a conta para fazer operações de saques para seus clientes.

Segundo fontes ouvidas pelo CriptoFácil, a carta de encerramento chegou à sede da Atlas há cerca de 15 dias e causou estranhamento, não apenas pelo pedido de encerramento, mas porque cerca de uma semana antes do recebimento da carta, o Banco Plural tinha liberado diversas funcionalidades e limites exclusivos para a Atlas.

O CriptoFácil entrou em contato com outras empresas que operam com Bitcoin e criptomoedas no Brasil e têm contas no Banco Plural e identificou que, até o momento, a ação não atingiu outras empresas. Nossa reportagem também entrou em contato com o Banco Plural para saber se havia uma determinação contra empresas de criptomoedas e o banco disse que:

“Não há qualquer orientação para encerramento de contas de empresas que operam com Bitcoin e criptomoedas.”

Uma posição diferente é adotada pelo Banco Rendimento. O CriptoFácil obteve informações com funcionários da instituição que preferiram não se identificar, mas confirmaram que o Rendimento não aceita abertura de conta de empresas relacionadas com criptomoedas. Inclusive, como mostra um arquivo compartilhado com a reportagem do CF, no questionário de compliance da instituição financeira, que é enviado aos clientes que desejam abrir conta, há uma pergunta específica sobre Bitcoin. De acordo com a fonte, esta pergunta é justamente para identificar empresas do setor.

“Caso você responda ‘sim’ que trabalha com criptomoedas… pode esquecer.. não vai ser aprovado”, disse.

Interessante notar que o Banco Rendimento é um dos pioneiros no uso de blockchain no Brasil, e usa uma solução da Ripple para remessas internacionais. O CriptoFácil entrou em contato com o banco para obter mais informações sobre a proibição de empresas de criptomoedas, mas o banco não quis comentar.

Leia também: Justiça autoriza Bradesco a fechar conta da Atlas Quantum



Source link

Comments (No)

Leave a Reply