Autoridades russas assinam MdE com a Maersk para o lançamento oficial da TradeLens na Rússia



Autoridades russas assinam MdE com a Maersk para o lançamento oficial da TradeLens na Rússia 2

As autoridades da Rússiassian assinaram um acordo com a gigante de logística dinamarquesa Maersk para lançar oficialmente a plataforma de transportes blockchain TradeLens, de acordo com um comunicado de 6 de junho.

Como parte do acordo, a segunda maior cidade da Rússia, São Petersburgo, vai vai pilotar a ferramenta de logística baseada em blockchain desenvolvida em parceria entre a subsidiária de tecnologia da Maersk Maersk GTD e a gigante global de tecnologia IBM.

O acordo foi assinado sob a forma de Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding – MoU) entre o CEO da Maersk Søren Skou e Yuriy Tsvetkov, Vice-Ministro dos Transportes da Federação Russa e Chefe da Agência Federal de Transporte Marítimo e Fluvial, observa o comunicado de imprensa.

Assinado em 5 de junho, o MoU permite o lançamento da TradeLens por toda a Rússia, com objetivo de adotar documentação digital baseada em blockchain para substituir os documentos de operações de transporte em papel. Os planos para o acordo foram primeiro revelados em fevereiro de 2019.

Com a implementação da TradeLens, o porto de São Petersburgo, segundo maior da Rússia e maior rota de cointêineres, espera maximizar sua transparência para processos diversos, incluindo procedimentos contratuais, através da distribuição de dados sobre suprimento e demanda, segundo disse Tsvetkov na cerimônia de assinatura.

De acordo com o comunicado de imprensa, a plataforma TradeLens agora inclui mais de 100 participantes e processou 10 milhões de eventos de remessa até o momento.

No fim de maio, duas grandes empresas de logística, Mediterranean Shipping Co. e CMA CGM, uniram-se à TradeLens, o que significa que 50% de toda a carga marítima global teria sido então rastreada com a tecnologia blockchain.

Ontem, o Cointelegraph noticiou que a empresa de serviços de logísticas e encaminhamento suíça Panalpina está lançando pilotos blockchain para melhorar vários processos na cadeia de suprimentos.



Comments (No)

Leave a Reply